Planejamento tributário: por que investir no seu

Como o planejamento tributário pode contribuir para o seu negócio e resgatar a saúde financeira da organização

Acredite: o planejamento tributário é benéfico a todas as empresas. Com estudo e com as estratégias corretas, é possível diminuir – legalmente! – a carga tributária. Tudo começa com uma avaliação da empresa e, a partir disso, são traçadas estratégias para que o custo tributário seja reduzido e a instituição construa uma saúde financeira elevada.

Como é de conhecimento de todos os brasileiros, o sistema tributário é altamente complexo e extenso. Em uma empresa, é extremamente comum o pagamento de cargas tributárias que nem eram de conhecimento do empresário. O planejamento tributário é a solução, pois é a forma com que o negócio possa economizar no que diz respeito a área tributária e, tenha o conhecimento claro e preciso das cobranças mensais e anuais.

Há questionamentos que surgem de acordo com: “quem pode fazer o planejamento tributário?” e a resposta é breve e de fácil entendimento: todas as empresas, de pequeno, médio ou grande porte, que queiram reduzir a carga tributária de forma legal e, almejam como resultado o objetivo financeiro desejado.

Vale ressaltar que, cada organização possui um enquadramento jurídico, sendo assim, os estudos são realizados de acordo com sua natureza jurídica, pois cada um exige uma limitação e imposição específicas.

Dando continuidade ao sistema do planejamento tributário, é preciso compreender os três regimes tributários existentes no Brasil:

  1. Simples Nacional: a sua administração tributária é com um menor grau de dificuldade com relação aos demais e, suas alíquotas são inferiores quando comparadas aos outros regimes;
  2. Lucro Real: as empresas que se interessam em aderir esse regime, realiza o pagamento do IR e contribuição social sobre a diferença entre recita de venda e gastos operacionais sendo positiva;
  3. Lucro presumido: como seu próprio nome já denomina – presumido, ou seja, o lucro da empresa se presume em detrimento de sua receita bruta e outras que estão submetidas a tributação.

Portanto, o planejamento tributário pode estar presente em todos os setores de pessoa jurídica e, faz com que os objetivos financeiros da empresa estejam alinhados com os seus débitos tributários. Sendo assim, o espanto com um tributo futuro não fará mais parte da rotina da organização.

Continue acompanhando outros artigos no nosso blog.

INSCREVA-SE


Por segurança seu IP será armazenado. Confira nossa Política de Privacidade.